Tuesday, June 27, 2006

Rumo a Bovinização Nacional

Estarrecedor. Cada dia que leio o noticiário nacional noto que se confirmam todo o tipo de idiotice a respeito do bananal. Ainda sou um otimista, ou melhor, subestimo a capacidade desse povo em ser tão imbecil. O texto começa assim de uma forma indignada, porque o ocorrido e noticiado é obvio, e ao mesmo tempo ilustrativo, cai como luva na mediocridade que toma conta do brasileiro:

O Ibope divulgou uma pesquisa, na qual, bovinos 75% dos Brasileiros, acreditam que um país rico --leia-se Estados Unidos-- vão invadir o Brasil para assumir o controle dos nossos supostos vastos recursos naturais.

A notícia vai passar despercebida no noticiário, afinal boa parte da culpa por esta estupidez paranóica é da própria mídia. Junte o antiamericanismo, ao ecologismo fashion, ao povo limitado intelectualmente --que no mínimo, deveria estar usando ferraduras e andando de quatro--, ao ufanismo tomando a cada dia uma dimensão mais assustadora, que o fato de um terço ainda não acreditarem nessa mentira é até lucro. Mentira essa que contada ad infinitum pelos jornalistas acéfalos do florão da América, se torna mais uma verdade genuinamente nacional com atestado de jequice certificado pela ISO 9000.

Dos 25% restantes, 19% acreditam que a ameaça não existe e os outros 6% não souberam, ou não quiseram opinar, provavelmente porque não sabem sequer o que seriam recursos naturais.Mesmo acreditando que nossos estimados políticos já desconfiem dessa crença, tenho medo do que eles podem fazer diante da confirmação de uma maioria quase unânime de potenciais social-nacionalistas, carregados de ódio e medo dos “imperialistas americanos”(sic). Hitler iria babar diante desses números. Nesse exato momento alguém já deve estar derramando saliva no palácio do planalto.

Vejamos alguns dados sobre a água, sempre citada como item de cobiça norte-americana a nós pobres macacos do sul. Água engarrafada nos Estados Unidos é mais cara que gasolina. O consumo cresceu 40%, e hoje é a terceira bebida mais vendida, atrás de água filtrada e do café. O americano consome em media 105 litros por ano, com uma população de 280 milhões, basta fazer as contas. O negócio da água por lá é um mercado gigantesco, não só o da água potável, mas de tratamento de esgoto, filtragens e serviços envolvidos.

Se estamos nós, sobre as maiores reservas de água doce do mundo, o aqüífero Guarani, e mais a bacia amazônica, porque o Brasil não coloca uma garrafa de água sequer no maior mercado do mundo? Ou pior, porque existe seca no Nordeste e agora no Sul também? E além disso, ainda temos como certo que os americanos invadirão a Amazônia para roubar água? É tudo fruto de pura incompetência misturada à síndrome subdesenvolvida de só enxergar o próprio umbigo.Some a isso o descaso com o esgoto. A falta de investimento no saneamento é algo que nos deixa cada vez mais longe de ser um povo civilizado. O brasileiro gaba-se de viver num paraíso, praias bonitas e todo aquele discurso ufanista, mas na verdade as praias e cidades não passam de um grande balde de coliformes fecais, vulgo bosta.

Sob esse aspecto, se um país como os Estados Unidos assumisse o controle dos nossos recursos hídricos estaríamos numa situação muito melhor, aliás, deviam assumir tudo.Quando fala-se em biodiversidade também somos incompetentes e solidários a causa jecosa, se não sabemos retirar da floresta possíveis soluções para males da humanidade, os cientistas estrangeiros também não podem fazê-lo. Típico discurso terceiro-mundista. Melhor mesmo é fazer queimada e criar vacas em cima. Ou deixar a floresta para a narco-guerrilha. Yankees go out!

A pesquisa confirma além do atestado de estupidez em massa, que continuamos a pensar como uma nação extrativista, acreditamos que os tais recursos naturais são a verdadeira riqueza do país, não enxergamos que países desprovidos de qualquer recurso natural, como o Japão, são infinitamente mais ricos e desenvolvidos. Esse tipo de argumento é desonesto, mas é concreto nas mentes da maioria e a partir daí, é vero.Fica evidente que civilizar essa horda de ignaros selvagens é tarefa impossível. Parafraseando Paulo Francis; “Quanto mais atrasado o país, menor a consciência do que depende do exterior, maior a ilusão de que o mundo começa e acaba no nosso quintal”, esse é o nosso Brasilzinho do amor, que maravilha, sou Flamengo e tenho uma nega que se chama Tereza.

No comments: