Tuesday, June 27, 2006

Panelas e Comunismo

Panelas? Sim, esse utensílio tão primitivo de uso doméstico é um assunto de estado. Não estou falando do Brasil, mas de Cuba. Na verdadeira Meca dos nossos petistas e intelectuais isso é a mais pura realidade: Panelas são itens estratégicos.

O controle total da economia cubana por Fidel, estava ameaçado pelas panelas privadas. A indústria desse aparato em Cuba é das poucas coisas não-estatais. Para quem não sabe, praticamente tudo na Ilha é estatal, itens como pasta de dente, que não são fabricados, vem importados na base da troca por outras mercadorias.

Fidel decidiu estatizar as panelas. Elas serão fabricadas e distribuídas pelo estado. São aquelas do tipo de pressão, pois economizam energia. Alimento e energia são coisas escassas em Cuba. Assim como cérebros. Falta inteligência. Em uma ditadura comunista que obriga a população a viver na miséria, soluções imbecis como essa, só reforçam o caráter perverso do regime. Não seria muito mais fácil abrir a ilha ao capital e a livre iniciativa? Permitindo assim ao povo usufruir de alimentos e outras necessidades básicas. Utensílios domésticos não deveriam ser assunto de estado.

Uma panela privada em Cuba custa cerca de U$ 25,00, muito mais que um cubano médio recebe por mês, as de fabricação estatal custarão U$ 5,50. E o cidadão terá prestações a perder de vista para pagá-la. Verdadeira maravilha do regime. É como um americano quando compra seu SUV último modelo. Só que para comunas isso é demasiado consumista. Um automóvel gastador e poluidor não é tão nobre como uma panela de pressão --pelo menos no discurso, pois os líderes compram todo o luxo possível. O comunismo torna uma panela mais valiosa que um Jeep Grand Cherokee. Se o governo estivesse fabricando um veículo similar e distribuindo a população a um preço irrisório com prazo longo para pagar, eu acreditaria em comunismo, mas estamos falando de panelas (PANELAS).

A decisão de Fidel por fabricar o aparato culinário é o símbolo da retomada econômica em Cuba. Desde o colapso da União Soviética o governo se viu obrigado a abrir brechas para negócios privados na ilha e conceder permissões para alguns cidadãos trabalharem por conta própria. Com novos aliados como Hugo Chavez, Lula, China e recentes descobertas de reservas petrolíferas, Fidel esta acabando com esses terríveis males capitalistas. Cuba estará assim conseguindo centralizar mais ainda o poder sobre a economia e a população.

No discurso de cinco horas e meia em que Fidel anunciou o plano das panelas, --cinco horas e meia para falar isso, faz todo o sentido em se tratando de comunismo-- ele também prometeu que o estado irá distribuir utensílios chineses para se cozinhar arroz. Ainda bem que ele pensou em tudo.

Panelas mais econômicas e subsídiadas para os cubanos “resolvem” seus sérios problemas --aos olhos do governo-- fazendo a população engolir uma imagem de estado preocupado e paternalista, é algo fenomenal. As soluções petistas não são muito diferentes. Se o problema é violência, desarme a população e ainda pague uns trocados pelas suas armas. Se o problema é educação, dê algumas vagas no ensino superior a negros e pobres. Fome? Bolsa esmola neles. A mídia aplaude. E o povo acredita que tudo esta solucionado.

Mas a prática genial de se resolver problemas complexos com soluções tão simplistas deveria ser melhor aplicada no Brasil. Lula poderia propor, por exemplo, uma indústria estatal de carroças com tração animal para acabar com o problema da poluição em nossas cidades, acabando com as multinacionais "imperialistas" fabricantes de automóveis e ainda gerando emprego para os milhões de canhotos do nosso país. Eles ficariam ótimos puxando tais veículos.

O plano caribenho é a prova cabal que somos mais estúpidos que comunistas cubanos. Nosso governo esquerdista esta perdendo muito dinheiro com bolsas e outros programas assistenciais de pouco impacto. Deveriam mesmo era adotar a política da ilha. Quero muito ver intelectuais do peso de um Chico Buarque fazendo propaganda na TV das vantagens de uma economia centralizada, onde todos têm acesso barato às facilidades da vida “moderna”, como uma panela de pressão estatal.


PS: Uma obra de arte exemplar é a panela Mami pressure cooker (acima) com design assinado por Stefano Giovannoni, fabricada pela italiana Alessi. Fidel Castro não vai produzir panelas tão bonitas, tem coisas que só o bom capitalismo faz pra você.

No comments: