Thursday, July 24, 2008

Dia Mundial do Rock - O Mago da Guitarra, Brian Jones

Sim, eu sei que estou atrasado alguns dias, mas sempre é tempo de comemorar o dia mundial do rock. E dessa vez trago um dos músicos mais talentosos dos anos 60; pai dos Rolling Stones ao lado de Mick Jagger, e autor das canções mais criativas da banda até 1969: Brian Jones.

Brian era filho de um engenheiro da marinha inglesa - Lewis Jones - com uma dona de casa. Foi conhecido pela sua versatilidade musical, tocando vários instrumentos diferentes, ainda que se tenha notabilizado como guitarrista da banda. Músico de origem clássica - aprendeu a tocar com sua mãe que ministrava aulas de piano na Igreja próxima - era inicalmente o único músico da banda capaz de ler e escrever partituras. Apesar da fama e fortuna originada pelo sucesso da banda, Brian, que era um indivíduo inquieto, acabou por se afundar na droga. Em 8 de Junho de 1969, totalmente sem rumo e direção, ele foi demitido dos Stones. Menos de um mês depois, no dia 3 de julho, Brian foi encontrado morto. Ao que se sabe moreeu afogado na piscina de sua casa, Cotchford Farma, em Sussex, antiga casa do escritor A. A. Milne, criador do Ursinho Pooh, que o músico adorava.

Desde sua morte, tida oficialmente como acidental, muitas dúvidas e livros encheram a mídia, alimentando muitas teorias conspiratorias. Apesar dos poucos anos de vida é considerado um dos mentores do estilo adotado pela banda. Deixou um grande número de fãs que cultuam sua imagem e contribuição musical até os dias de hoje.

Brian Jones é autor de vários dos melhores sucessos dos Stones até hoje. Nada contra Mick Taylor e Ronnie Wood - dois grandes músicos e guitarristas - , que vieram a substituí-lo depois, mas Brian era uma personalidade única.

Fiquem com dois grandes sucessos de Brian com os Stones:

Under My Thumb


Simpathy For The Devil

No comments: