Tuesday, July 31, 2007

O orgulho brasileiro - III

Não dá. Brasileiro é isso.

Acabou o Pan e lá se vai mais um motivo para o brasileiro se vangloriar de ser brasileiro, de viver na pátria-das-bananas e dos jecas; de sentir aquela chama ardente de orgulho que brota dentro do peito e contagia toda a nação; e que faz com que algum idiota - ou um grupo deles - escreva em letras garrafais um belo cartaz dizendo:

"Obrigado, atletas. Obrigado por resgatar em nós o orgulho de ser brasileiro."

É esse falso orgulho pátrio - que só aflora de 4 em 4 anos com a futebolice do nosso povo ou com eventos esportivos como o PAN - uma das coisas que nos faz mais idiotas que qualquer povo latino-americano.

Orgulho de quê, cacete? Brasileiro é isso: Idiota. Confunde patriotismo com patriotada.

Entretanto, isso não me impressiona mais. Nem isso e nem os poemas açucarados da TV Globo fazendo das imagens das vitórias brasileiras uma novela mexicana da pior qualidade. Junte isso aos comentários irritantes e arrogantes do Galvão Bueno durante qualquer evento esportivo onde o Brasil esteja participando. Não dá. Eu bem que torci pela nossa seleção do voley, que diferentemente do futebol, é uma equipe de atletas sérios, estudados, dedicados; e não analfabetos e ex-favelados pretensiosos como no futebol. Afinal, neste país nenhum esporte que não seja o futebol merece respeito e nem destaque na mídia. Alguém mostrou com o devido destaque os medalhistas de ouro na vela, tae kwon do, atletismo, tênis de mesa ou basquete? Alguém conhece os atletas brasileiros fora do futebol que estão sempre disputando várias provas aqui e lá fora? Futebol aqui já deixou de ser esporte, hoje é quase uma religião. Se mata e se morre por ele. E é exatamente no futebol onde reside nosso maior sentimento de superioridade, onde somos macacos mas nos sentimos super-homens; onde podemos expressar abertamente todo nosso orgulho verde-amarelo. Quando nossa seleção derrotou a Argentina - e foi essa uma das únicas vitórias do futebol brasileiro na Copa América - os jornais estampavam todos: "Humilhamos a Argentina!". Cheguei a ouvir vários comentários nas ruas do Rio, de uma gente fudida mas "orgulhosa", com com aquele sorriso desdenhoso, pretensamente superior: "Aí, isculaxamu, né!?".

Brasileiro é isso: Arrogante. Não sabe vencer com humildade.

Teve gente que ficou indignado quando eu disse em uma ocasião que achava uma tremenda babaquice essa coisa brasileira de torcer por qualquer coisa que leve o nome do Brasil. Eu torço pelo que eu julgo melhor, estou cagando para o fato de ser do Brasil. Seja cinema, esporte, música ou até campeonato de cuspe. Na grande maioria das vezes o brasileiro superestima seus competidores e os transforma em deuses perfeitos, mesmo sem conhecer absolutamente nada do que eles fazem ou do que fizeram. Na verdade, nada disso importa; basta ser brasileiro, e como se fôssemos um povo solidário e altruísta, coisa da qual estamos longe. Exemplo foi aquela torcida babaca pelo filme "Central do Brasil" no Oscar de 1998. Ouvi gente dizendo que era um absurdo o ator mirim Vinícius de Oliveira nem ter sido indicado ao Oscar e ainda que o diretor Walter Salles deveria ser indicado a melhor do mundo! Ora, brasileiro não entende de cinema, não valoriza arte e cultura; só entende de carnaval, futebol, pagode e cerveja. É isso que importa aqui: a vagabundagem e a festa. Mesmo que a brasileirada não queira aceitar, o filme "A Vida é Bela", que levou a estatueta, é infinitamente melhor. Fernanda Montenegro bem que foi a cerimônia do Oscar esperançosa e toda prosa por ter sido indicada ao prêmio de melhor atriz, mas ao perder o prêmio para Gwinneth Paltrow, não se conteve e deixou aflorar toda sua brasileirice:"O Oscar é um evento comprado; a Guinéti é uma atriz virginal."

Brasileiro é isso: Despeitado. Não sabe perder com dignidade.

O "orgulho brasileiro" é um exemplo de como somos pequenos, superficiais, prepotentes, fúteis, babacas. É uma febre que está relacionada ou com a síndrome de Caetano Veloso, que acha "tudo lindo"- já reparou que tudo nosso é o melhor do mundo? -, ou então reflexo de doenças mais sérias como cegueira, surdez, mudez e catatonia, que para piorar, tem seus momentos de extremo delírio. E isso não tem cura.

Brasileiro é isso.

9 comments:

Anonymous said...

Caro, o site parou suas atividades há algum tempo.

Quanto a chupar a idéia dos outros, fico admirado com sua pretensão em acreditar que foi o único brasileiro a pensar neste termo.

Se desse uma rápida olhada, antes de criticar o site, perceberia que escrevo há mais tempo que você. Seu blog é de junho de 2006, já o meu começou em abril do mesmo ano.

Ainda, não compare o "teor" do meu site com o seu. Dei uma rápida olhada no que escreve e achei pretensioso, preconceituoso e sobretudo, cheio de clichês.

A propósito, sua análise sobre a vaia do Lula está totalmente equivocada quanto à participação da classe média no Maracanã. Não foi a classe média que pagou para ver a abertura do PAN, camarada. Procure se informar, além da Veja. Vc é apenas mais um reaçazinho chorão pós-Mainardi que aparece na Internet.

By the way, falando em chupar idéia, se vc retirar uma chapa dos ovos do Mainardi, vai encontrar sua boca por lá, a começar pelo título do blog, plágio escancarado do título do livro do idiota (o outro). Acho que chupar é uma idéia recorrente em sua cabeça, não?

Não aguarde minha tréplica a qualquer email ou comentário que venha a fazer, apesar de ter certeza que o fará de qualquer forma. Gente como você acha que sabe tudo lendo a Veja e outras besteiras e que os outros são inferiores. No fim, são fracos escondidos atrás de uma tela de computador.

No mais, fica a dica de quem escreve seriamente há mais tempo e ao contrário de você.
Fuja do clichê e não perca seu tempo com idiotices, como reivindicações de domínio de blogs, ainda que tenha razão - ao contrário desta vez - nem respondendo a opiniões sem fundamento, como fiz...

Anonymous said...

Sinceramente, você é que é o burro!
Olhe só você, dizendo querer combater a burrice em nosso país, contudo dizendo ser contra o Brasil e contra os brasileiros.
Isso é burrice, quem escutará uma pessoa radical como você? Eu lhe respondo. Somente outros radicais. O que não leva o Brasil a nada, pelo contrário, quem muito fala, pouco faz. É fácil criticar, mas por que você não sai às ruas protestando de forma ativa? A internet, dizem muios de meus professores, é um ótimo meio dos covardes se esconderem dizendo coisas ofensivas, sem dar a cara a tapa, sem se exporem. É fácil dizer qualquer coisa quando se está escondido atrás de um computador. É isso que você faz. Você se tornou, se já não era desde antes, um covarde.
Assim como esses políticos corruptos, que se escondem atrás do plenário e de seus cargos, e roubam dinheiro público, estupram nossas leis, torturam nosso povo.
Eu não acho que o brasileiro seja burro. Eu acho que o brasileiro é um povo acomodado. Por mais que eles saibam que roubam o dinheiro do imposto que eles pagam, que não melhoram os sistemas de saúde e segurança, enfim, não melhorem o país, ele vai empurrar com a barriga até não dar mais, e quando a situação se tornar realmente crítica, quando a água bater na bunda, eles acordarão, mas antes disso não vai. E isso é mais um questão de educaçã do que de caráter, ou intelecto. Desde o começo, com os portuguêses, o povo foi ensinado a fazer, o que passou de geração a geração. E para mudar isso são necessárias mais que palavras escritas ou faladas, é preciso ação.
E não é o que se vê por parte de nenhum brasileiro.
Por isso Antes de criticar a "burrice" do povo brasileiro, o que inclui a você, faça diferente, não só pense, aja, por que pensar todos pensam, mas falta a ação.
Até esse dia pense antes de chamar o povo brasileiro de burro, pois você faz parte dos "burros".

P.S.: Eu preferi por aqui para ter mais segurança de que lerias minha opinião. Obrigado.

Xavier said...

Vinicius,
obrigado pelo comentário, muito embora ele seja um tanto incipiente. Provavelmente, pelo seu discurso meio imbecil, você deve ser um estudante. Ainda tem muito que aprender. Parece até que estou ouvindo um daqueles colegas de turma, idealista e romântico, cheio de idéias enfiadas na cabeça por professores e livretos.
O povo brasileiro é burro sim, Vinicius. Provavelmente como você.
A burrice é algo muito mais comum do que parece e se manifesta de várias formas. Ou você espera que com esse seu discursinho de secundarista eu "pare para pensar" e não chame o pobre povinho jeca de burro?
Pense você melhor, idiota. Para alguém que acha que pensa ou acha que é alguma coisa do que um simples estudante, me admira ver você no meu blog. Mas ele é feito para gente como você: idiotas. Leia mais do meu blog, quem sabe você aprende mais um pouco? ;)

Anonymous said...

A burrice que você combate, você pratica. Vejamos, os jogadores de futebol ficam milionários onde??? no Brasil ??? Não, no exterior na Espanha, Itália, Inglaterra, etc. São ignorantes, mas não burros (ao contrário de muito universitário), não tiveram acesso à cultura e educação convencional, mas venceram assim mesmo, usando um dos únicos meios de uma pessoa pobre no Brasil vencer. Por isso, defendo o capitalismo de verdade, como o praticado nos EUA, onde não se desperdiçam talentos. Os jogadores de futebol citados no texto como "favelados e analfabetos" são vencedores e merecedores de admiração e estão entre os "tops" no mundo, dentro do que executam. Agora, faltam Ronaldos e Kakas, na política, nas cadeiras das universidades, no jornalismo, entre outras áreas do Brasil.

Alias, você também está muito limitadinho, dentro do seu gosto etílico, Jack Daniels ainda vai, mas cerveja Erdinger, é de do
er, talves seja a Cintra da Alemanha, indique uma boa Ale inglesa, uma Trapista belga ou holandesa, uma Stout irlandesa, ou uma boa artesanal brasileira (como a Baden Baden, La Brunete, Eisenbanh, etc.).

Anonymous said...

Ops, o comentário acima não é anônimo.

Xavier said...

José Antonio,
se você acha que jogador de futebol é vencedor e merecedor de admiração é um direito seu. Todo mundo tem direito de ser idiota e admirar o que quiser. Vc faz questão, tudo bem.

Só uma coisa sobre analfabetismo: "talveS" com S, isso sim é de doer. Não me admira você gostar tanto de jogador de futebol. O seu português é que anda meio limitadinho, você não acha?

Burrice é foda.

Abraços

Anonymous said...

Talves(z) (hehehe), eu tenha escrito assim, por haver tomado naquele dia várias cervejas que vc nunca tomou, e, aindam fumado um charuto cubano (fumo Churchill Macanudo ou Romeo e Julieta), harmonizado com um bom conhaque francês. Aliás, não se apegue em detalhes menores, como erro de grafia de palavras, que o sítio até marca sob o texto, pois isso mostra pobreza intelectual. Discuta idéias, mostre intelecto.
Muito me admira vc ser um leitor do nobre sítio Mídia sem Máscara e do do nobre professor Olavo de Carvalho e ser tão limitado em seus comentários.

Anonymous said...

Francamente não assisto em evento de esporte nenhum: não me interessa.
Mas confesso ter-me orgulhado quando em uma viajem na Europa, entrei em um jato Embraer. Orgulho-me quando visito certas feiras européias, vejo estandes de empresas brasileiras, que expõem seus produtos de ótima qualidade. Isso apesar de ter que enfrentar uma burocracia surrealista e absurda, um sistema tributário de IV mundo e outras mil dificuldades.

Xavier said...

Caro Jose Antonio,
já lhe passou pela cabeça - se é que você possui algo aí dentro - que quem não sabe escrever é analfabeto? Pois é. E o senhor é um deles. Não saber articular a escrita da própria língua é grave, e não "detalhes pequenos".
Mas se você quiser mesmo saber o que são Detalhes pequenos, olhe para você mesmo, além do seu projeto de cérebro, tenho certeza que você deve encontrar outro. Olhe bem para dentro, bem para dentro da cueca.
Quanto as cervejas que vc diz que bebe, não me importa, pois até idiotas têm direito a isso de vez em quando. São como hienas, ~não sabem a diferença entre merda e caviar, por isso não sabem se devem rir ou chorar. ;)