Wednesday, March 14, 2007

Perdeu, perdeu...

Isso é clichê, mas eu tenho que repetir: O Rio está violento. Roubos de celulares, por exemplo, é rotina de quem trabalha no centro da cidade. Recentemente um amigo foi abordado por um vagabundo em frente ao Tribunal de Justiça do Rio que segurou seu celular repetindo como um retardado "Perdeu, perdeu, perdeu."

Ontem, depois do almoço, presenciei uma cena dessas. Vinha caminhando com mais 3 colegas de trabalho, por volta das 14:00, quando vimos um vagabundo correndo na nossa direção todo desnorteado. Foi aí que vi logo atrás do verme, uma pistola preta e brilhante quase encostada na cabeça dele. A pistola foi a primeira coisa que vi, depois foi que vi o cara que a segurava, possivelmente um policial civil à paisana, ou fazendo freela de segurança para alguma empresa. O bandidinho, de seus 23 anos no máximo, foi jogado no chão e imobilizado, quando a vítima - apenas mais um rosto na multidão - de seus 55 anos, veio correndo para pisotear a carinha do band. Juntou gente e eu também fui lá na vã esperança de poder dar meu pontapé. Quem sabe quebrar uma costela ou o nariz por exemplo. Mas o policial não permitiu e o cara ficou lá, deitado no chão, de bruço, calado e imóvel.

As vezes penso que se cada um tivesse a chance de poder largar o dedo em cima de um vagabundo desses por dia, ou se pudessemos ter o privilégio de assistir ao linchamento ou ao espetáculo de pendurar um cabra desses pelos testículos numa rua como a Sete de Setembro ou o Largo da Carioca, enquanto o público - nós - tomamos um café expresso ou um chopp gelado, o centro do Rio seria um lugar ainda mais divertido.

Quem sabe chegue um tempo onde a frase "bandido bom é bandido morto" seja a ordem do dia e cada vez que pegarmos um bandidinho desses, possamos dizer olhando no fundo dos olhos dele:

"Sabe a essa sua merda de vida? Perdeu, perdeu, perdeu."

5 comments:

Thiago Minnemann said...

Tsc Tsc...
Quem realmente acha que "bandido bom é bandido morto" está na mesma altura moral dos bandidos que quer ver morto. Não acho que o país esteja bom do jeito que está, mas vc. realmente acha que a solução é "pendurar um cabra desses pelos testículos numa rua como a Sete de Setembro"?
Faz posts criticando o sadismo dos guerrilheiros do MR-8 mas acha divertido tomar uma cerveja gelada enquanto ve isso tudo acontecer. Muito incoerente, dúbio, contraditório.
O código de Hamurabi e a moral da época já ficaram pra história colega. Hoje temos outros meios de tratar os bandidos, e principalmente de prevenir que se formem tais pessoas. Se são efetivados no Brasil ou não, isso é outro assunto. Mas realmente levar a filosofia de bandido bom é bandido morto é cair no senso comum e na preguiça intelectual do brasileiro que vc se empenha tanto em criticar.
Ou vc vai afirmar que Direitos humanos é direito dos bandidos?
E por favor, se for responder esse comentário não me venha com ironias e apresente (se possível) um raciocínio com argumentos bem elaborados.

Xavier said...

É, Thiago, eu realmente fiquei i-m-p-r-e-s-s-i-o-n-a-d-o com a sua argumentação e inteligência.

Nossa, você é um intelectual, não é mesmo? Acredita que o governo tinha que distribuir melhor o bolo e que o "povo" é vítima. Temos que tratar melhor nossos presos, claro, eles são vítimas da opressão da classe dominante, não é mesmo? Ballet na favela resolve, não?
Depois quem cai no senso comum sou eu. tsc tsc

Outra coisa: para quem discorda tanto do meu pensamento, me admira vc conhecer tão bem o meu blog. Obrigado por dedicar seu tempo - vc poderia estar organizando passeatas pela paz ou abraçando árvores, né? - para ler o que escrevo.

Abraço.

Thiago Minnemann said...

Acontece que não sou de esquerda, nem sou intelectual. Porém acho mais do que justo lembrar aqueles que lutaram para que hoje tenhamos nossos direitos, inclusive o de vc estar usando esse computador livremente.
E belo argumento ad hominen rapaz, fiquei quase tocado.

Xavier said...

"aqueles que lutaram para que hoje tenhamos nossos direitos"


ahahahahhahahahah!

Vc acredita nisso mesmo, né?
Fazer o que.

Anonymous said...

Eu Acho....