Wednesday, March 14, 2007

Perdeu, perdeu...

Isso é clichê, mas eu tenho que repetir: O Rio está violento. Roubos de celulares, por exemplo, é rotina de quem trabalha no centro da cidade. Recentemente um amigo foi abordado por um vagabundo em frente ao Tribunal de Justiça do Rio que segurou seu celular repetindo como um retardado "Perdeu, perdeu, perdeu."

Ontem, depois do almoço, presenciei uma cena dessas. Vinha caminhando com mais 3 colegas de trabalho, por volta das 14:00, quando vimos um vagabundo correndo na nossa direção todo desnorteado. Foi aí que vi logo atrás do verme, uma pistola preta e brilhante quase encostada na cabeça dele. A pistola foi a primeira coisa que vi, depois foi que vi o cara que a segurava, possivelmente um policial civil à paisana, ou fazendo freela de segurança para alguma empresa. O bandidinho, de seus 23 anos no máximo, foi jogado no chão e imobilizado, quando a vítima - apenas mais um rosto na multidão - de seus 55 anos, veio correndo para pisotear a carinha do band. Juntou gente e eu também fui lá na vã esperança de poder dar meu pontapé. Quem sabe quebrar uma costela ou o nariz por exemplo. Mas o policial não permitiu e o cara ficou lá, deitado no chão, de bruço, calado e imóvel.

As vezes penso que se cada um tivesse a chance de poder largar o dedo em cima de um vagabundo desses por dia, ou se pudessemos ter o privilégio de assistir ao linchamento ou ao espetáculo de pendurar um cabra desses pelos testículos numa rua como a Sete de Setembro ou o Largo da Carioca, enquanto o público - nós - tomamos um café expresso ou um chopp gelado, o centro do Rio seria um lugar ainda mais divertido.

Quem sabe chegue um tempo onde a frase "bandido bom é bandido morto" seja a ordem do dia e cada vez que pegarmos um bandidinho desses, possamos dizer olhando no fundo dos olhos dele:

"Sabe a essa sua merda de vida? Perdeu, perdeu, perdeu."

Friday, March 09, 2007

Bush veio!

Não dava para não escrever. Todo mundo me cobrando alguma opinião sobre a visita de George W. Bush ao Brasil. Vou escrever, mas definitivamente vocês não merecem. Minha tarefa de combater a idiotice num país como o nosso é totalmente inócua. Mas vou escrever.

Começo dizendo que adoro quando ouço aquelas reações acaloradas daquele pessoalzinho antiamericanista, vegetariano e comedor de glúten. Me divirto, é verdade. Eles dizem que o Bush é imperialista ! ha. ha, ha. Na verdade, dizem - e acreditam nisso! - que o Bush é o grande culpado pela situação lamentável dos países subdesenvolvidos. De todas as queixas, esta é a que me deixa mais impressionado com a tamanha imbecilidade: que o Bush e os EUA são os causadores do subdesenvolvimento. Aqui no Brasil - odeio pronunciar este nome, tenho medo de alguém achar que tenho orgulho e respeito por isso aqui - é muito comum colocar em alguém que está acima de nós toda a responsabilidade pelas desgraças que acontecem em nossas vidas. E acima de tudo, do patrão, do presidente, da TV está os EUA, o grande culpado pelo menino de 8 anos que joga bolinha no sinal.

O brasileiro devia olhar mais para si. Devia parar de culpar os outros pela desgraça que está vivendo. Elegeu o maior dos incompetentes e ainda acha que chegaremos a alguma coisa além de uma nação bestial, pretenciosa e indolente.

E os EUA? A maior potência mundial. O Brasil devia aprender com eles. "Imperialismo" no meu entender é capitalismo lucrativo (Boa, Sarah!). Se o Brasil fizesse como os EUA, e lutasse lá fora pelos seus interesses - e não desse tapinha nas costas do Evo Morales - , talvez daqui há uns 200 anos saísse dessa condição de vítima. Mas prefere chamá-los de "imperialistas" e viver comendo calango. O Brasil tem muito a aprender com os EUA, até mesmo com os erros. Para ser primeiro mundo, é preciso pensar como primeiro mundo. Se fazer de vítima é pura brasileirisse.

Por isso tiro o chapéu para o Bush.
Prefiro alguém que faz as coisas certas pelos motivos errados do que quem não faz M nenhuma; ou como diz a Sarah "Entre a soma CUT+Lula cagando nos cantos, e o Bush cagando na privada, eu fico com o mais educado.".