Thursday, November 08, 2007

Ignorância de proporções continentais

Grande pesquisa. Surreal.

Esse post foi transcrito do weblog do Bernardo Carvalho, o RTFM.
Serve para todos aqueles idiotas que ainda insistem no mito da "burrice americana".

Vejam só até onde vai a burrice brasileira:

A falta de conhecimento do resto do mundo sempre foi apontada como a prova cabal da ignorância dos americanos. Portanto aos números: 54% dos americanos conseguem identificar a França em um mapa. 3% dos brasileiros conseguem fazer o mesmo.

Update: recebi comentários me perguntando de onde vem essa informação, e é da Veja desta semana. Trechos abaixo:

(...)Os pesquisadores abriram um mapa-múndi na frente dos entrevistados (1 000 pessoas, em setenta municípios das nove regiões metropolitanas) e lhes pediram que indicassem onde ficava o Brasil. Somente metade acertou. É isso mesmo: o levantamento mostra que 50% dos brasileiros não sabem localizar o país no mapa. . (...)

A pesquisa do Ipsos tem a força de um soco na boca do estômago nacional. Quase 10% dos entrevistados que passaram por uma faculdade (tendo completado ou não o curso) não sabem que o Brasil se localiza na América do Sul. Esse porcentual sobe para 30% entre os que fizeram o ensino médio (estágio em que um aluno deveria ter estudado geografia durante pelo menos seis anos) e aumenta para 50% entre os que iniciaram o ensino fundamental. (...)

Previsivelmente, o desconhecimento em relação aos outros países é ainda maior. Só 18% dos brasileiros conseguem identificar os Estados Unidos e apenas 3% localizam corretamente a França. Quanto à Argentina, tão citada em piadas futebolísticas, 84% nem sequer desconfiam de que faz fronteira com o Brasil. (...)

O dado irônico é que os brasileiros atribuem aos americanos uma grande ignorância em matéria de geografia. Gostam de dizer, em tom gaiato, que os gringos não têm a mínima idéia de como se divide o planeta. Não é bem assim. A mais recente pesquisa sobre o assunto mostrou que 86% dos americanos sabem exatamente onde fica seu país, 81% reconhecem o México, 54% a França e 47% a Argentina. (...)

1 comment:

Anonymous said...

Hamilton Cesar de Castro Carvalho é carioca, professor universitário e vive em Petropólis (RJ). Seu e-mail: hamiltoncastro@bol.com.br