Friday, January 04, 2008

Os Idiotas estão de Volta!

Extamente. Como previram o cubano Plinio Apulleyo Mendoza, o colombiano Carlos Alberto Montaner e o peruano Álvaro Vargas Llosa em seu primeiro livro "Manual do Idiota Latino Americano", lançado há 10 anos atrás, os idiotas voltaram com a força toda e essa profecia está brilhantemente retratada na mais nova obra dos 3 escritores: "A Volta do Idiota".



Mas quem é este idiota?
É basicamente aquele indivíduo pretensamente politizado, cheio de sacrossantos livros que alimentam sua ideologia, seus dogmas a respeito da pobreza, o papel do Estado, os ianques, as guerrilhas, Cuba, o nacionalismo ou o que ele considera mais diabólico que tudo: o modelo neoliberal. Estes idiotas estão presentes na Europa, nos EUA, mas é principalmente aqui na América Latrina que sua volta tem mais repercussão. Tem origem em Marx e Lênin a identificação de seu pretenso pensamento de esquerda e a atribuição sempre à burguesia - ou à oligarquia, como é comum em seus chavões - e ao imperialismo a CULPA pela pobreza e as evidentes desigualdades em seu país. Idiotas que conservam o poster de Tche Guevara na parede e acreditam na santidade do ditador desmiolado Fidel Castro ou no pulha corrupto e populista Hugo Chávez. Ou outros idiotas como Evo Moralez, Nestor Kirshner e Alan Garcia. E ainda idiotinhas como Lula da Silva e Tabaré Vasquez.

Para mais informações sobre esse novo tipo de idiota, leiam este livro. Se você por acaso se considera um deles, este é o momento de deixar de sê-lo.