Friday, January 19, 2007

Mercosul destaca respeito à democracia em declaração

Impressionante como o Mercosul, que desta vez enfatizou tanto a democracia, desconsidera este momento em que o filhote de Fidel Castro - o falastrão e ditador Hugo Chávez - consolida seu governo numa escalada crescente de autoritarismo e populismo terceiro mundista.

O presidente da Venezuela - se é que podemos chamar este usurpador assim - é o exemplo de como os governos latino-americanos vêm se transformando em algo que não sabemos o que é, e que o próprio Chàvez mesmo chama de "socialismo do século 21". Um sistema de governo abertamente populista, autoritário e incompetente.

Hugo Chávez está perdendo o petróleo da Venezuela. Há duas coisas certas sobre petróleo: o preço será sempre instável e um dia ele vai acabar. Para se ter uma idéia da instabilidade de preços, em julho o barril estava perto de US$ 80 e ontem fechou em US$ 54.
Por isso, os países que têm petróleo deveriam usar essa riqueza temporária e oscilante para construir o futuro de seus povos. Poucos conseguiram fazer isso. A Noruega conseguiu. Os Países Árabes, nunca.

A Venezuela já perdeu todas as ondas de alta de preços e agora está perdendo outra num projeto confuso conduzido por mais um caudilho latino-americano fora de época. A PDVSA, empresa petrolífera da Venezuela, mesmo com a abundância dos dólares que recebe, investe menos da metade do que a Petrobras investe, e um terço do que a Pemex, do México, investe.
O dinheiro da empresa é todo controlado por Chávez para fazer políticas sociais e distribuição de bondades aos países sobre os quais ele quer ter influência como Cuba, Bolívia e Nicarágua.
As políticas sociais seriam um bom destino de parte dos lucros do petróleo, se fossem para mudar o país, resgatando os mais de 60% da população que vivem na pobreza. Mas são políticas sociais com o objetivo de construir a base política de Chávez para seus projetos ditatoriais e não com a meta de tirar os pobres da pobreza.

Ninguém sabe o que é esse socialismo de Hugo Chávez. O que ele não esconde é que quer se eternizar no poder. Ontem mesmo ele pediu ao Congresso mais poderes e nomeou uma aliada fiel para comandar nova reforma da Constituição, para que ele possa se reeleger por uma quarta vez, quinta vez e assim sucessivamente.

A única coisa certa sobre Hugo Chávez é que ele manipula a democracia para destruí-la.

1 comment:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.